quinta-feira, 3 de junho de 2010

Trem

Hoje andei de trem de novo. Sempre fico triste quando ando de trem...
Não pelo fato de estar andando de trem, mas sim pelo resultado da experiência antropológica: um monte de seres humanos como vc e tão, tão diferentes de vc...
Hoje eu prestei muita atenção principalmente no olhar dos vendedores que fazem um serviço de bordo fantástico[vende-se desde alho até a mãe dos caras].
O olhar deles espremia um desespero contido, conformado. Muito triste a meu ver, mas normal ao ver deles.
Fiquei imaginando aqueles homens e mulheres voltando pra casa e contando quanto eles conseguiram vender ... R$15,00 ... R$ 25,50 ... E também fiquei imaginando eles tentando pagar as singelas contas, comida, e só. Imaginei a cobrança do mundo deles sobre eles próprios. Por exemplo, filhos e ex-esposas.
Depois de todas essas observações, me senti mal, me senti egocentrista: Enquanto essas pessoas ficam andando o dia todo pra voltar pra casa c/ um sonho de R$50,00, eu não saio de casa com menos do que isso na carteira; Enquanto essas pessoas devem ficar emocionadas, comovidas de tanta felicidade por poderem cimentar suas paredes, eu me preocupo com o paisagismo da minha varanda em frente ao mar.

Não tem como eu não me sentir mal ...

Eu sentei, tava com fone de ouvido, coloquei minha mochila do meu lado e dps de um tempo tirei um livro pra ler. Após certa altura da leitura, fui me ajeitar no banco e notei um homem na minha frente que me olhava sem discrição. Não me senti ameaçado não: me senti diferente. Ele olhava pro meu casaco, pro meu fone, pro meu sapato vermelho... Olhava como se tivesse pensando alguma coisa do tipo: 'será que esse sapato é muito caro? Meu filho ia gostar ...'
Ai foi minha vez de ficar olhando pra ele, "analisando" e pensando. Ele tava usando uma blusa verde com várias manchas amarelas com uma calça jeans. O sapato era preto e surrado. 'Será que ele só tem esse sapato?' 'O que será que o fez usar essa camisa hj? Necessidade? Preferência? Não opção?'

Fiquei um pouco mais triste. Pra resolver isso, guardei o livro e coloquei uma música animada e legal. Contudo mesmo assim essas foram as coisas que ficaram marcadas e martelando na minha cabeça até o exato instante...

2 comentários:

  1. Adorei a análise psico-sociológica deste post.
    Muita sensibilidade! Coincidentemente, é algo em que eu já pensei em algumas viagens de trem!

    ResponderExcluir
  2. Bebe como uma viagem de trem pode causar um efeito t'ao profundo em vc, bom foi extamente o que eu estava tentando te dizer aquele dia.. nos vivemos uma ralidade incrivel, privegiadissima.. o que importa afinal se petropoles esta mal frequentada sao apenas pessoas =s

    ResponderExcluir